10 km

post136-001

No sábado foi dia de corrida, a corrida Bosch Ílhavo-Aveiro. Não corri nos últimos 15 dias e tinha arranjado todas as desculpas possíveis  para me escapar  à corrida. Primeiro era um jantar de amigos, que foi desmarcado. Depois a falta de treino, de companhia…tinha todas as desculpas na cabeça para não ir. Mas chegou a hora e lá fui, equipada e sozinha no autocarro da organização. O percurso marcado eram 10 km entre Ílhavo e Aveiro. Eu que sou uma corredora de passadeira, estava com um bocado de receio de começar directa numa prova. Mas correu muito melhor do que pensei. Na passagem do km 5 estava com 32 minutos! Não é grande tempo, mas é equivalente ao que faço na passadeira e lá não sou eu que marco o ritmo. Cheguei aos 10 km com 1 hora e 1 minuto. Um tempo aceitável para uma amadora, sem treino! A corrida foi muito agradável e a experiência de correr fora de portas vai ser seguramente para repetir.

 

8 thoughts on “10 km

  1. Olá! Quanto tempo costumas fazer na passadeira? Lembro-me que uma vez fazia 5km em 40min na passadeira, e quando cheguei ao terreno… puff! Nem 10min consegui. Mas adorava correr na rua. Sugestões?🙂

    1. Eu sou uma amadora :)! Eu não corri mais de 8 km na passadeira antes da corrida. Até estava com receio de não acabar a prova! Acho que para começar o truque é escolher percursos planos e correr sem companhia, para se correr a um ritmo confortável. Como motivação existem umas aplicações free de telemóvel que traçam as corridas no mapa e fazem umas estatísticas giras(eu sei uma corrida). Se descobrir mais alguma coisa entretanto eu partilho.

      1. Eu costumo intercalar entre a rua e a passadeira. Mas o que faço nesta última nunca se aproxima do resultado na rua.
        Pessoalmente gosto de correr com a sportband da nike, que regista todas essas coisas das apps, menos a posição gps.
        Quando voltar a fazer 5km na passadeira, e os fizer com segurança, vou aumentar a inclinação para 0.5 ou 1. Ouvi dizer que assim se assemelha mais ao terreno da rua e não custa tanto fazer a transição.
        Fico à espera de dicas! Desconfio que temos umas ideias parecidas quanto a correr e quero saber mais opiniões tuas sobre o tema.😀

      2. Na passadeira o meu treino é sempre o mesmo inclinação 0 e velocidade 9,3 (já percebi que é o meu ritmo). Corro entre 4 e 8 km (já em esforço nos 8 km) e tento fazer 50 km por mês. Na estrada foi a 1 vez, não tenho grande experiência, mas vou tentar correr esta semana para actualizar o desempenho! Eu sou sincera e acho que a motivação da corrida é diferente da motivação do treino. Mas a ver vamos…

      3. Oh… Então ainda tenho de penar muito para sair da passadeira para a rua com sucesso. Ainda só corro nuns lentos 7.5😛 mas assim já sei o que fazer para poder continuar a fazer desporto fora do ginásio em Outubro.

        Vou apontar para os 9 e com inclinação para definir as pernas.🙂

      4. A velocidade não deve ser importante, treinar cardio a 7,5 ou 9,3 deve ser equivalente (digo eu que não percebo nada!). O tempo é que deve ser importante. Outra coisa a inclinação mata-me! Mas é realmente importante para definir. Depois dá-me o feedback da inclinação.

      5. A velocidade a que corres está relacioda com a resistência, se consegues correr 8km em ritmo de corrida propriamente dito então estás em excelente forma. Se quiseres subir para os 10 km podes sempre intercalar os teus 9.3 com sprints durante o treino para ficares ainda melhor.
        Ainda devo levar umas semanas a voltar a subir a velocidade (ainda por cima hoje só corri 20min porque o meu joelho começou a doer, mas ontem já foram 45min), por isso deixo a recomendação de uma revista chamada Runner’s World. Não sei se já conheces, mas tanto a revista como um livro deles dão para tirar da internet e estão recheados de muitas dicas, foi o que usei para começar a correr.

Deixe uma Resposta

