Raku #2

Photo 1

Hoje foi dia de Workshop de Raku🙂. Esta iniciativa está inserida no programa da XI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, e hoje às 11 horas lá estava eu de mangas arregaçadas para começar a amassar o barro. A experiência do Raku já não é novidade (já tinha feito uma peça), mas sempre que aparecem estas iniciativas aproveito para participar. De manhã começamos com uma breve descrição do Raku e das técnicas de trabalhar o barro, seguida do trabalho de modelação, depois do almoço. O desafio era fazer um conjunto de 3 ou 4 peças pequenas, de aproximadamente 15 x 15 cm, por causa do tamanho do forno. Eu comecei por criar uma peça em forma de bola, que irá ser vidrada apenas por dentro:

Photo 9

Acabada a primeira peça, resolvi pela primeira vez tentar moldar um “projecto de boneca”, que se ia transformando numa santa, e ficou uma peça entre uma coisa e outra:

Photo 10

E com o barro que sobrou ainda fiz um prato com uma forma irregular:

Photo 11

Se houver vidrado vermelho vai ser um coração, se houver vidrado verde, será uma folha. Finalizadas as peças, há um período de secagem e depois vai tudo à mufla para uma primeira cozedura. No segundo dia do workshop as peças vão ser vidradas e são de novo cozidas e reduzidas com a ajuda de material orgânico e na ausência de oxigénio. Já não há vagas para o workshop, mas a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro está patente ao público no Museu de Aveiro, de 5 de Outubro a 10 de Novembro.  Eu ainda não visitei, mas acredito que valha muito muito a pena.

2 thoughts on “Raku #2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s