Respostas #2: Quantas malhas são precisas para uma gola?

Algumas pessoas já me perguntaram com é que faço para saber quantas malhas são precisas para fazer uma gola. Quem diz uma gola, diz outro projecto qualquer, porque o procedimento é o mesmo. Ontem, tentei explicar por email, mas achei que não fui suficientemente clara, e que não ajudei muito. Como estou na fase inicial da gola e preciso definir quantas malhas vou tricotar, decidi organizar um conjunto de imagens para explicar como faço. Vamos ver se desta vez fica bem explicado! Aqui fica:

1) Faço uma amostra, com 10 malhas (esta por acaso tem 12 malhas, porque era para testar os quadrados de 4×4) com a mesma lã e as mesmas agulhas com que vou fazer o projecto:

DSC00584

 2) Depois da amostra feita e tendo uma peça que se quer para molde, conta-se quantas vezes tem que se repetir a amostra para completar a peça. Neste caso,  vou ter que repetir duas vezes a amostra para completar a largura da gola molde, logo 2×12=24 malhas.

post185

Tendo um esquema, as contas já são diferentes. No poncho que estou a fazer, o site dava o comprimento de uma amostra de 10 malhas(referência) e dava o número de malhas total para um poncho com tamanho S. Se a nossa amostra tiver o comprimento igual à referencia, segue-se o número de malhas. Se a amostra não tiver o mesmo comprimento,  tem que se fazer a proporção das malhas.

Não sei se há outras formas de fazer a estimativa do número de malhas. Este procedimento foi-me ensinado pela minha mãe e tem funcionado. Espero ter ajudado, qualquer dúvida, é só perguntar🙂 .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s