Pão Caseiro #1: Pão de maçã, canela e nozes

Hoje de manhã quando acordei, fui logo à máquina de pão. Resolvi não programar a máquina, não fosse a coisa correr mal, e por volta das 22 horas, iniciei todo o processo de conhecimento da máquina. Mal a liguei vi logo que o display tinha (e tem!) um “pequeno” problema: o indicador do programa está estragado. Nada de desesperar! Como cada programa tem um tempo de duração diferente, foi só ir ao manual e fazer a correspondência entre o tempo de duração e o respectivo programa. Tirando isso, pareceu-me que a máquina estava a funcionar lindamente.

Por volta das 23, iniciei o programa 1. A máquina lá ia apitando, amassando, apitando outra vez, e mais outra vez, …, tirando os apitos, parecia tudo normal e lá me fui deitar. Por volta das 2 da manhã temi ter que me levantar tal era a barulheira. Percebi que o pão estava pronto e ainda me ocorreu ir espreitar para ver como tinha corrido, mas desisti. Já de manhã vi que correu bem. Não provei logo o pão ao pequeno-almoço, porque sou viciada em cereais com fruta fresca, mas ficou para o lanche.  Acompanhei o pão com um queijo fresco e uma caneca generosa de chá preto aromatizado… soube-me pela vida!

DSC00651

Para quem quiser experimentar, aqui fica a receita:

  • 600 g de farinha de trigo(tipo 65 e integral)
  • 350 mL de água
  • 1 colher de sopa cheia de fermento de padeiro
  • 1 maçã, descascada e cortada em pedaços pequenos
  • 1 caneca de nozes
  • 2 colheres de sopa de canela
  • 1 pitada de sal

Colocar primeiro a água, depois o fermento de padeiro e de seguida os restantes ingredientes.  Escolher o programa e aguardar🙂 .

6 thoughts on “Pão Caseiro #1: Pão de maçã, canela e nozes

    1. Eu também adoptar o pão caseiro, cá em casa. Fica bem melhor do que o comprado. E esta receita ainda não tem as sementes, que não tinha à mão. Quanto ao barulho, o quarto tem uma parede dividida com a cozinha, não há nada a fazer🙂 !

Deixe uma Resposta

