Truques de Costura #10: Alinhavar/Coser Costuras Simétricas

Uma das tarefas mais complicadas da costura, pelo menos cá por casa, era fazer costuras simétricas. E o que é que eu quero dizer com costuras simétricas? É alinhavar saias igualmente nas duas costuras laterais, é apertar igualmente as duas pernas de calças e afins. Cá em casa era uma luta! Nunca ficava igual, as peças não ficavam bem vestidas, um stress! A minha mãe já devia andar farta de ter trabalho mais que dobrado, começou a pensar no assunto e depois de muito magicar, arranjou uma ideia que eu achei genial. Não sei se é conhecida, mas lá em casa foi novinha a estrear e acabou as confusões.

As fotos não ficaram perfeitas, mas vou tentar explicar, neste caso com o aperto do um vestido, só para simplificar. O primeiro passo do processo é dobrar a peça, de modo às duas costuras a apertar ficarem sobrepostas e alinhavar pelo sítio da nova costura (neste caso, o tecido ficam 4 “camadas” de tecido):

IMG_2111

O passo seguinte, é cortar a costura que se alinhavou, de modo a “abrir” o vestido e aos pontos dos alinhavos ficarem soltos e a marcar o sítio da nova costura: 

Depois é só fazer a costura definitiva, pelos pontos dos alinhavos! Eu achei o processo perfeito, simples e totalmente eficiente e eficaz! Fica a dica para os adeptos da costura, que tenham o mesmo problema que nós :)!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s